Carnaval de Maragogipe ganhará destaque no Festival Internacional da Máscara Ibérica no sítio cultural do Rossio, em Lisboa, Portugal


Pela segunda vez, o Carnaval de Maragogipe participará do Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI), que acontecerá entre os dias 08 e 11 de maio, em Lisboa, capital de Portugal. Neste ano a comitiva contará com 13 pessoas, entre músicos, artistas, artesãos e produtores, sendo o único grupo representante do Brasil.

A participação maragogipana no festival, além de ser uma importante estratégia de promoção cultural e turística, possibilitará um reencontro com os seus elementos primordiais – a cultura ibérica, através do entrudo, é o principal elemento de influência do carnaval da cidade.

A ação faz parte do Programa de Valorização e Difusão do Carnaval de Maragogipe, desenvolvido pela Associação de Músicos de Maragojipe (AMMA).  O projeto está sendo financiado pelo Fundo Estadual de Cultura, do Governo da Bahia, através do edital de Mobilidade Artística.

Além dos mascarados, três artesãos participarão do evento, Memeu Barbudo, Márcia Rangel e Renato dos Santos, apresentando suas máscaras e fantasias carnavalescas produzidas em Maragogipe. Marcará presença também a Orquestra Popular de Maragogipe, formada por músicos das tradicionais filarmônicas locais.

A riqueza cultural do Carnaval de Maragogipe está na sua diversidade e espontaneidade, que dialoga com linguagens e estéticas diferentes. Para o FIMI, os artesãos participantes apresentarão máscaras e fantasias de referencia da cultura ibérica, tão influente nesse carnaval. A festa remonta bem mais de um século, porém não se encontram registros históricos da festa que atestem um período maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário